Transtorno bipolar: como diferenciá-lo de alterações normais de humor?

Transtorno bipolar como diferenciar de alterações normais de humor - Dr Rafael Amorim

Para identificar o transtorno bipolar e entender sua diferença em relação a outras alterações de humor, é necessário saber quais são as intervenções terapêuticas mais adequadas para um controle eficaz desse transtorno. Também é importante compreender os sintomas do transtorno bipolar para compreender as mudanças de comportamento mais comuns.

Quer entender melhor o que é o transtorno bipolar e como diferenciá-lo de alterações normais de humor? Então, siga o texto que preparei para você. Boa leitura!

O que é transtorno bipolar?

Também chamado de depressão maníaca, é uma doença cerebral que causa alterações anormais no humor, energia, nível de atividade e capacidade de realizar tarefas diárias.

Esse transtorno afeta aproximadamente 4% dos adultos. No Brasil, o número de pessoas com diagnóstico da doença pode chegar a 6 milhões.

Quais são as fases do transtorno bipolar?

Existem quatro tipos básicos de transtorno bipolar. Todos eles envolvem mudanças significativas nos níveis de humor. Esses estados emocionais variam de períodos de extrema “ascensão”, elevados e enérgicos (chamados de episódios maníacos) a períodos de muita tristeza, “baixeza” ou desespero (chamados de episódios depressivos). O período de mania mais branda é chamado de episódio maníaco.

Quais são os sinais do transtorno bipolar?

Pessoas com transtorno bipolar passam por períodos de intensidade incomum, mudanças nos padrões de sono e níveis anormais de atividade e comportamento. Esses diferentes períodos são chamados de “episódios emocionais”. Os episódios emocionais são completamente diferentes do comportamento e do comportamento humano típico. Mudanças extremas de energia, atividade e sono ocorrem simultaneamente com ataques de humor.

Às vezes, os episódios de humor incluem uma combinação de sintomas maníacos e depressivos. Isso é chamado de plotagem com recursos mistos. As pessoas que vivenciam tramas com características integradas se sentirão muito tristes, vazias ou desesperadas e cheias de energia ao mesmo tempo.

Mesmo que as oscilações de humor não sejam muito extremas, podem ser bipolares. Por exemplo, algumas pessoas com transtorno bipolar desenvolvem hipomania (um tipo menos grave de mania). Durante um episódio hipomaníaco, uma pessoa pode se sentir disposta, produtiva e funcionar bem. A pessoa pode não sentir que algo está errado, mas a família e os amigos devem perceber as mudanças no humor e/ou nos níveis de atividade como possível transtorno bipolar. Sem tratamento adequado, as pessoas com hipomania podem desenvolver depressão grave.

Como diferenciar os sintomas do transtorno bipolar de problemas normais de humor?

Um bom diagnóstico e tratamento podem ajudar a diferenciar as pessoas que sofrem de transtorno bipolar de problemas normais de humor, proporcionando uma vida saudável e produtiva. Para as pessoas que suspeitam do transtorno, conversar com um psicólogo é o primeiro passo. Um psiquiatra pode fazer um exame físico para descartar outras condições. Se o problema não for causado por outra doença, o médico pode realizar uma avaliação de saúde mental ou encaminhar o  paciente a um psiquiatra ou psicólogo com experiência no diagnóstico e tratamento do transtorno bipolar.

Além disso, existem diversos tratamentos medicamentosos que podem ajudar a controlar a situação e restabelecer a qualidade de vida. O suporte familiar também é essencial para a evolução do quadro.

Apenas após uma avaliação do caso o psiquiatra poderá desenvolver um plano de ação efetivo para mudar a situação conforme as necessidades do paciente.

Precisa de ajuda? Conte comigo! Médico psiquiatra com residência médica pela UNIFESP/EPM, tenho pós-graduação em Nutrologia e vários anos de experiência em práticas integrativas, como yoga e meditação.

Minha missão é oferecer um tratamento humanizado, aliando confiabilidade, estrutura acolhedora e excelência no atendimento. Muito além da consulta, procuro criar vínculos com os meus pacientes, promovendo a saúde e o desenvolvimento pessoal, ajudando-os a encontrar sentido para as suas ações e pensamentos.

Agende uma consulta pelo site clicando aqui. Até a próxima!