Bulimia nervosa: saiba como identificar os sintomas

A busca constante pelo corpo perfeito aliado à pressão estética são fatores que exercem uma forte influência em problemas relacionados a transtornos alimentares, principalmente a bulimia nervosa, que é o assunto que será abordado neste texto.

Atualmente, o que mais vemos nas redes sociais são pessoas disseminando informações sem embasamento científico e prometendo emagrecimento através de receitas milagrosas. Esse é um fato muito grave, pois além de transmitir um falso conhecimento, pode servir como um gatilho para pessoas com transtornos alimentares. E com a bulimia não é diferente.

A bulimia nervosa é um transtorno alimentar que afeta cerca de 2 milhões de brasileiros por ano, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Acompanhe a leitura e saiba quais são os principais sintomas e tratamentos para esse transtorno.

O que é bulimia nervosa?

A bulimia nervosa é um transtorno alimentar que tem como principal característica episódios de compulsão alimentar seguidos de comportamentos compensatórios, fazendo com que a pessoa utilize laxantes, diuréticos ou induza o vômito, de forma a evitar o ganho de peso.

Também há casos onde a pessoa pode passar horas ou dias em jejum e praticar atividade física de maneira exagerada. Ou seja, esse transtorno está diretamente associado ao uso de medidas restritivas e extremas como forma de evitar o ganho de peso e se encaixar dentro de um padrão corporal ideal.

Pessoas com bulimia costumam ter uma visão distorcida da própria aparência, enxergando no espelho uma imagem que não condiz com a realidade. Essa distorção de imagem pode gerar sentimentos de ansiedade, angústia e baixa autoestima.

O consumo compulsivo de alimentos, seguido do comportamento compensatório, são normalmente feitos “às escondidas”, sem que amigos ou familiares tenham conhecimento.

Causas da bulimia nervosa

Não há uma causa específica para a bulimia nervosa, afinal, a condição pode variar de pessoa para pessoa. No entanto, acredita-se que fatores genéticos, psicológicos, familiares e eventos traumáticos, possam estar relacionados ao surgimento do transtorno.

A bulimia normalmente acomete mulheres jovens, entre a adolescência e o início da vida adulta.

Sintomas da bulimia nervosa

Os sintomas da bulimia nervosa se manifestam tanto a nível físico quanto psicológico. Há alguns sinais de alerta que podem indicar que você ou alguém próximo esteja desenvolvendo um quadro de bulimia. Conheça quais são eles.

Sintomas psicológicos

• Baixa autoestima;
  • Vergonha de comer em público;
  • Excesso de preocupação com a alimentação e com o corpo;
  • Ansiedade;
  • Irritabilidade;
  • Passar mais tempo sozinho ou apresentar comportamento antissocial;
  • Idas frequentes ao banheiro logo após as refeições.

Sintomas físicos

• Mudanças frequentes de peso;
  • Constipação intestinal;
  • Desenvolvimento de intolerância a determinados alimentos;
  • Cansaço;
  • Desmaios;
  • Tonturas;
  • Alterações no sono.

Confira também – Compulsão alimentar: quais são os riscos para a saúde?

Diagnóstico

O diagnóstico de bulimia nervosa é avaliado por nutricionistas, psicólogos ou psiquiatras. Para ser confirmado, é necessário que os sintomas ocorram pelo menos duas vezes por semana, em um período de três meses, de acordo com o DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).

Bulimia nervosa tem cura?

A boa notícia é que sim, a bulimia nervosa tem cura. Esse processo irá depender do diagnóstico e tratamento adequado do transtorno.

Não há uma regra específica para o tratamento, já que ele pode variar conforme o estágio de bulimia do paciente.

Tratamento

O tratamento normalmente é feito por uma equipe multidisciplinar, incluindo nutricionistas, psiquiatras e psicólogos. As formas de tratamento incluem:

• Psicoterapia;
  • Reeducação Alimentar;
  • Acompanhamento psiquiátrico para a prescrição de medicamentos;
  • Participação em grupos de apoio.

Em alguns casos, podem ser prescritos antidepressivos para tratar a bulimia. A combinação dos medicamentos com os demais tratamentos geram resultados positivos.

Como você pode acompanhar até aqui, a bulimia nervosa pode trazer uma série de impactos negativos tanto na saúde física quanto mental do paciente. Portanto, há qualquer sinal de alerta, busque ajuda profissional.

Precisa de ajuda? Conte comigo! Médico psiquiatra com residência médica pela UNIFESP/EPM, tenho pós-graduação em Nutrologia e vários anos de experiência em práticas integrativas, como yoga e meditação. Ofereço atendimento especializado para transtornos alimentares.

Minha missão é oferecer um tratamento humanizado, aliando confiabilidade, estrutura acolhedora e excelência no atendimento. Muito além da consulta, procuro criar vínculos com os meus pacientes, promovendo a saúde e o desenvolvimento pessoal, ajudando-os a encontrar sentido para as suas ações e pensamentos.

Agende uma consulta pelo site clicando aqui. Até a próxima!