Av. República do Líbano, 251 - Empresarial Riomar Bloco 3 Sala 2311 - Recife - PE

Psiquiatra: quando procurar um profissional?

Psiquiatra: quando procurar um profissional?

Quando você procura ou até mesmo fala sobre saúde, relaciona o bem-estar físico com o aspecto emocional? Na maioria dos casos, isso não acontece. No entanto, cuidar de ambos os pontos é extremamente importante para uma vida em equilíbrio.

O psiquiatra é um profissional que busca compreender o ser humano como um todo, por suas emoções, sentimentos e comportamentos, aplicando métodos científicos que nos orientam por caminhos em busca de uma vida mais feliz e saudável, sem se limitar apenas em tratar doenças.

Você tem cuidado da sua saúde mental? Sabe como ela é influente na saúde do seu organismo? Para te ajudar a responder tudo isso, vou te explicar melhor como funciona a psiquiatria e em quais situações você pode procurar ajuda psiquiátrica. Boa leitura!

O que faz o psiquiatra?

O profissional psiquiatra é graduado em medicina com residência em psiquiatria. É habilitado para investigar, diagnosticar e tratar corretamente todas as questões de ordem mental, como distúrbios emocionais e alimentares, por exemplo.

É importante ressaltar que apenas o profissional psiquiatra pode prescrever tratamentos medicamentosos. Normalmente, o psiquiatria e outras áreas da saúde trabalham em conjunto para garantir um atendimento amplo e com melhores resultados.

Quando procura um psiquiatra?

Sentimentos de tristeza, ansiedade e estresse

Quem nunca passou por um momento difícil na vida e foi atingido por sentimentos negativos como tristeza, não é mesmo? Mas, viver com sentimentos como  angústia, raiva, estresse e ansiedade não é normal e não faz bem à saúde, afetando seriamente a saúde física e psicológica da pessoa.

O psiquiatra pode ajudar o indivíduo a lidar com essas emoções e sentimentos e identificar quando essas reações indicam alguma patologia. O importante é procurar ajuda e não esperar os sintomas de doenças chegarem.

Quando deseja tratar distúrbios alimentares

É cada vez mais presente o surgimento de distúrbios alimentares, principalmente entre as mulheres, aumentando o risco de problemas de saúde.

Em busca da imagem ideal definido pelos padrões de beleza da internet, por exemplo, 

adolescentes e jovens adultas acabam desenvolvendo problemas alimentares como bulimia e anorexia. A ideia distorcida de magreza associada à saúde pode levar a quadros de depressão, ansiedade e baixa autoestima.

Esses sentimentos podem levar a privação de comida, que em alguns casos, gera episódios de compulsão alimentar em busca de algum conforto emocional. A compulsão alimentar pode resultar na sensação de tristeza, culpa e isolamento social, diminuindo o bem-estar físico e mental da pessoa.

Os distúrbios alimentares podem ser tratados com a ajuda de um psiquiatra, que geralmente trabalha em conjunto com outros profissionais, como o nutricionista.

Quando tem problemas para dormir

É comum uma vez ou outra apresentar dificuldades para dormir, porém, quando as noites mal dormidas se tornam recorrentes, podem ter grande impacto negativo na vida de quem sofre com isso. 

Geralmente, dormir menos do que o recomendado, de 6 a 8 horas por dia, variando de acordo com a idade, pode afetar não apenas a saúde psicológica mas também a saúde física.

Os distúrbios do sono, como a insônia, a longo prazo podem contribuir para a ocorrência de transtornos de humor, perda de massa muscular, fadiga, mais fome no dia seguinte à noite mal dormida, obesidade, diabetes e maior sobrecarga para o coração, aumentando os riscos de hipertensão e infarto e acidente cardiovascular cerebral (AVC).

Quando o uso de alguma substância está causando problemas na sua vida

Você está pensando em acabar de vez com hábitos pouco saudáveis que prejudicam a sua saúde? Deixar de fumar, beber em excesso, se livrar do uso de substâncias químicas não é tarefa fácil. Para isso, você irá precisar de apoio e o profissional que pode te ajudar nesse processo é o psiquiatra.

Geralmente, o abuso de substâncias como essas é um tipo de válvula de escape para outros problemas, por exemplo, o cigarro pode se usado para aliviar sintomas de ansiedade ou estresse. Nestes casos, o especialista ajuda a pessoa a tratar não apenas o vício, mas também o foco do problema. O primeiro passo é reconhecer que algo não está bem e procurar auxílio profissional para melhorar a qualidade de vida.

Procurar tratamento psiquiátrico adequado para tratar problemas para dormir pode elevar a qualidade do sono e restabelecer o bem-estar. 

Busque um profissional qualificado para te apoiar no seu processo de autoconhecimento e crescimento.

Médico psiquiatra com residência médica pela UNIFESP/EPM, tenho pós-graduação em Nutrologia.

Minha missão é oferecer um tratamento humanizado, aliando confiabilidade, estrutura acolhedora e excelência no atendimento. Muito além da consulta, procuro criar vínculos com os meus pacientes, promovendo a saúde e o desenvolvimento pessoal, ajudando-os a encontrar sentido para as suas ações e pensamentos.

Agende uma consulta pelo site clicando aqui. Até a próxima!