A meditação é uma prática que trabalha o foco de atenção no presente e desvincula de distrações, pensamentos sobre o passado, preocupações sobre o futuro. Busca mergulhar em si, sem julgamentos ou culpa, promovendo um relaxamento geral.
Existem várias técnicas diferentes. Mas, independentemente da técnica usada, quanto mais tempo que você pratica, maiores os benefícios são sentidos no âmbito emocional, mental e também espiritual, levando a potencialização de aspectos positivos do indivíduo.
“Ah Rafael, eu sempre achei interessante, mas isso não é pra mim, eu não consigo ficar parado 20 minutos todo dia” 🡪 calma!! Lembra como era quando você foi aprender a andar de bicicleta? Primeiro tinha que andar com ajuda de rodinhas antes de sair por aí.
Não há exigências de tempo mínimo para meditar. Como qualquer habilidade nova, não faremos “bem” no início. E aí entra uma das belezas da meditação: não há cobranças, fazemos o que pode ser feito e está ótimo assim, os benefícios serão sentidos!!
Você conhece os benefícios da prática para a saúde mental e física? Neste artigo, separei alguns dos pontos mais interessantes da meditação para te explicar como ela funciona no nosso organismo. Ficou interessado? Então, siga a leitura!
Melhora a função imunológica
Quando estamos em uma situação estressante, o nosso corpo reconhece a circunstância como ameaçadora. Em resposta, as glândulas suprarrenais, que estão localizadas em cima dos rins, produzem um hormônio chamado cortisol.
Quando o corpo produz cortisol muitas vezes ao dia, como em pessoas sob estresse crônico, a imunidade está constantemente sendo suprimida, o que aumenta o risco de desenvolvimento de doenças como gripes, resfriados, infecções e até mesmo problemas como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e ateroscleróticas, obesidade, perda de massa muscular e óssea.
A meditação apresenta efeitos positivos na redução do estresse, promovendo um estado de relaxamento que auxilia a pessoa a conectar-se com o corpo, mente e espírito, deixando os problemas de lado por um tempo, aliviando a tensão e mantendo a mente mais serena e tranquila.
Promove emoções positivas
Os exercícios respiratórios são importantes aliados da meditação e auxiliam a manter a harmonia entre o corpo e mente. E assim como o estresse, as emoções e pensamentos negativos também fazem mal para a saúde.
A prática da meditação ajuda a fortalecer o cérebro, preparando-o melhor para enfrentar as dificuldades que surgem no dia a dia, além de desenvolver sentimentos de empatia, tranquilidade e compaixão consigo mesmo e com outras pessoas, promovendo emoções mais positivas em experiências diárias.
O resultado disso é o aumento da satisfação e redução de emoções ligadas a problemas como estresse e depressão.
Ajuda na qualidade do sono
Um estudo feito por pesquisadores na Universidade da Califórnia aponta a prática da meditação como uma alternativa benéfica no tratamento de alterações do sono.
Durante a meditação, técnicas de relaxamento e foco são aplicadas, possibilitando a desaceleração dos pensamentos e contribuindo para um estado mais tranquilo, para a melhora da qualidade do sono, descanso e repouso.
Controle do peso
O estresse crônico é um problema que leva a progressivo ganho de peso. Isso acontece porque a longa e intensa exposição ao estresse pode ocasionar o aumento de cortisol no organismo, como vimos há pouco.
O cortisol em altos níveis no organismo, leva a um acúmulo de gordura abdominal e perda de massa muscular. Além disso o estado constante de estresse prejudica a qualidade do sono e faz com que o metabolismo caia e que a predileção por alimentos palatáveis e calóricos aumenta, principalmente durante o dia seguinte à noite mal dormida.
Nestes casos, a ansiedade pode estar associada, facilitando o surgimento de comportamentos compulsivos, ou seja, comer sem controle ou sem necessariamente estar com fome, principalmente por comidas como doces e snacks para aliviar a tensão.
Assim, durante a prática da meditação, são reduzidos os hormônios que têm relação direta com o ganho de peso e o ponteiro da balança tende a diminuir.
Promove bem-estar psicológico
Oito semanas de práticas regulares voltadas ao relaxamento, respiração, e meditação, são suficientes para reduzir sintomas de estresse e promover o bem-estar. É o que comprova a pesquisa desenvolvida pela Natura e pelo Instituto do Cérebro, do Hospital Israelita Albert Einstein.
A pesquisa, aplicada em 70 mulheres que ocupam cargos de gerência na empresa de cosméticos, analisou os resultados por diferentes métodos após as colaboradoras seguirem com a prática da meditação em casa durante o período.
Por fim, o estudo notou que o estresse foi reduzido em 35,3% para os sintomas percebidos no mês anterior à pesquisa. Os sintomas psiquiátricos, como tristeza e preocupação, por exemplo, houve melhora em 27,84% dos casos e em 14% para emoções negativas, como medo e irritação.
A prática da meditação está intimamente ligada às emoções e sentimentos. Viver com sensação de angústia, ansiedade, tristeza e desânimo para realizar suas tarefas não é saudável e, para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar, é fundamental buscar ajuda.
Procure um profissional qualificado para te apoiar no seu processo de autoconhecimento e crescimento.
Médico psiquiatra com residência médica pela UNIFESP/EPM, tenho pós-graduação em Nutrologia e vários anos de experiência em práticas integrativas, como yoga e meditação.
Minha missão é oferecer um tratamento humanizado, aliando confiabilidade, estrutura acolhedora e excelência no atendimento. Muito além da consulta, procuro criar vínculos com os meus pacientes, promovendo a saúde e o desenvolvimento pessoal, ajudando-os a encontrar sentido para as suas ações e pensamentos.
Agende uma consulta pelo site clicando aqui. Até a próxima!